BiblioBeiriz

Biblioteca da Escola E.B. 2,3 de Beiriz na WWW

  •  

    Junho 2008
    S T Q Q S S D
    « Mai   Jul »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Comentários Recentes

    Anonymous no As árvores em poesia
    Anonymous no Declaração Universal dos Direi…
    gracindacadilhe no Hoje também há “mil…
    ccosta no Qual é o teu livro preferido? …
    angelina no Home: o Mundo é a nossa C…
  • Entradas Mais Populares

  • Top Clicks

  • a

  • Arquivos

Jornal da Escola- artigo

Publicado por Manuela DL Ramos em Junho 12, 2008

BE tem uma página “cativa” no Tapete Mágico, o jornal da escola. O texto que se segue foi uma das contribuições para o último número que sairá em breve. Trata-se de um apanhado, muito resumido, da circulação de livros entre as escolas do Agrupamento, no âmbito do PNL(Foto: aluna do 5º ano lendo autonomamente na BE durante a Feira do Livro)
«Ler Mais na Escola  
É já antigo o debate envolvendo professores, pais, bibliotecários e outros agentes educativos (ver por ex. aqui ), relacionando a importância da leitura e a falta de tempo das crianças e jovens para se dedicarem a essa actividade; tanto falta do tempo individual como falta do tempo em contexto de sala de aula.
Assim, quando no ano transacto se iniciou o Plano Nacional da Leitura e nós, professores “tivemos ordem” para programada e sistematicamente lermos livros com os nossos alunos, diariamente no Jardim de Infância e no 1º ciclo, semanalmente no 2º ciclo durante as aulas de Língua Portuguesa (mas também de Estudo Acompanhado e/ou Área de Projecto), sentimos uma imensa satisfação, apaixonados que somos pelos livros e cientes da importância do treino da leitura. E essa satisfação ainda mais cresceu quando verificámos (nada que nos surpreendesse) a enorme adesão dos miúdos e mais graúdos a esse ler em conjunto.
Este ano lectivo, a leitura orientada na sala de aula, mais especificamente na modalidade de leitura com 1 exemplar para cada par de alunos, que no nosso Agrupamento e com carácter sistemático e continuado apenas se tinha realizado no ano passado no 2º ciclo, alargou-se ao 1º ciclo (ver modalidades de leitura sugeridas) e aos Jardins de Infância devido ao facto de se terem adquirido um número considerável de títulos para o cumprimento dessa recomendação do Plano Nacional da Leitura. Este programa, que no que respeita ao 1º ciclo se intitula “Está na Hora da Leitura, recomenda justamente a “inserção nas aulas dos vários anos (…) de uma hora diária dedicada à leitura e à escrita, centrada em livros ajustados aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos.”
Assim e neste âmbito, durante o presente ano lectivo (e apenas desde meados de Janeiro data em que os livros ficaram disponíveis na BE da escola sede) circularam, entre as 4 escolas do 1º ciclo do Agrupamento, 72 conjuntos de livros (entre 9 a 13 exemplares da mesma obra para leitura orientada na sala de aula), um número que consideramos significativo.
Não só os alunos que beneficiaram desta dinâmica tiveram mais oportunidades para desenvolverem as suas competências de leitura, ficando consequentemente mais aptos a serem bem sucedidos no seu percurso escolar , como os professores se envolveram numa experiência enriquecedora e numa prática pedagógica produtiva e gratificante. »

A Coordenadora da BE da Escola Sede
Manuela D.L.Ramos

Deixe uma Resposta

XHTML: Pode utilizar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>