BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

As árvores em poesia

Posted by MDLR em Março 18, 2007

A propósito das comemorações que se avizinham – Dia Mundial da Floresta > e Dia Mundial da Poesia > – aqui ficam alguns apontadores para páginas com poemas nos quais as árvores figuram.

………

nota: actualizado em Setembro 2010

24 Respostas to “As árvores em poesia”

  1. Maria Eduarda vilani said

    Uma árvore é um amigo,
    que se pode semear,
    com um pequeno e simples gesto,
    para a floresta completar.

    Ao regarmos uma árvore,
    ela cresce lentamente,
    ganha raízes, folhas…
    e fica grande, finalmente!

    Se passarmos numa árvore,
    ouvimos os passarinhos
    fazem um lindo musical,
    cantando nos seus ninhos.

    Uma árvore dá muitas coisas
    o papel,
    a madeira,
    isso tudo, e muito mais,
    e também dá muitas vezes,
    abrigos aos animais!

    —-
    adenda ao comentário:
    Esta poesia aparece pela primeira vez na net no blogue “oeiras-a-ler” – http://oeiras-a-ler.blogspot.com/2007/03/rvore-e-poesia.html numa poesia ilustrada por uma menina chamada Constança, do 3º Ano da EB1 Conde de Ferreira.
    A menina é autora da poesia.

  2. Manuela DL Ramos said

    «essa árvore é perfeita

    pena que as folhas são verdes
    e caem, sujando minha ignorância
    pena que as raízes são subterrâneas
    e profundas – e eu tão superficial
    pena que o tronco tem casca externa
    pena que as flores não combinam
    com a cor do novo carro que comprei
    pena que, um dia, insatisfeito,
    terei que cortá-la e não plantar outra no lugar
    pena que os frutos são comestíveis demais
    e atraem pássaros barulhentos e indesejáveis
    pena que não dê sombra à noite
    pena que não abane o rabinho
    quando chego em casa
    pena que cresça para cima
    pena que produza oxigênio
    pena que não seja de ferro, plástico e papel celofane
    pena que o perfume das flores seja apenas aroma

    pena que seja apenas uma árvore»

    Poema de NICOLAS BEHR (in INICIAÇÃO à DENDROLATRIA)
    http://www.nicolasbehr.com.br/
    http://www.paubrasilia.com.br/pagpoesia.htm
    http://dias-com-arvores.blogspot.com/search/label/Nicolas%20Behr

  3. gostei muito eu achei isto para fazer uma tarefa de leitura sobre o meio ambiente gostei muito!

    sou da escola E.E.professor salva dor ramos de moura!bjsss mari!bjssssssssssssss amo tds vcs

  4. À oliveira da serra,
    o vento leva a flor.
    À oliveira da serra,
    o vento leva a flor.
    Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
    Ó i ó ai, para o pé do meu amor.
    Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
    Ó i ó ai, para o pé do meu amor.

    À oliveira da serra,
    o vento leva a ramada.
    À oliveira da serra,
    o vento leva a ramada.
    Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
    Ó i ó ai, para o pé da minha amada.
    Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,
    Ó i ó ai, para o pé da minha amada.
    (letra, pauta e karoeke in Domingos Morais & Alfar

  5. Anónimo said

    ADOREI OS POEMAS
    DERAM-ME UMA GRANDE AJUDA PARA FAZER UM TRABALHO

  6. tamara said

    arvore amiga
    arvore linda
    arvore bonita
    arvore solidaria

  7. http://dias-com-arvores.blogspot.com/2007/06/oliveira-da-serra.html

  8. Gostei muito sobre o poemas sobre a arvore tambem a arvore é o nosso viver mai qual eu gostei mesmo foi o pimeiro o da Maria Eduarda Vilanne este poema me ajudou em um dever de casa sobre o dia da arvore vc me safou dessa graças a Deus….bjus

  9. Anónimo said

    que linda poesia o que vem dentro de você vai da todo dia

  10. Anónimo said

    Gostei mto dos poemas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Anónimo said

    adorei todos os poemas maravilhosos

  12. karolyne said

    GOOD!

    ( *****)
    (*******)
    ///// /’
    ////////

  13. Lay said

    Arvore qe cresce
    cresce sem parar
    muitas flores e frutos
    dela eu vou tirar!!

  14. Anónimo said

    EU GOSTEI MUITO DO POEMA DA ÁRVORE

  15. Anónimo said

    AMEI TODOS OS POEMAS ,,AS ARVORES SAO REALMENTE MUITO IMPORTANTES NO NOSSO DIA A DIA E TAMBEM GARANTEM NOSSA RESPIRAÇAO É CLARO!!!

  16. gabrielle said

    que poesias lindas amei barabens

  17. junior said

    gostei muito das poesias me ajudaram a fazer um trabalho muito obg ASS:junior

  18. timti said

    poemas lindos amei todos

  19. kassiellen barreira ferreira said

    todo os poemas são boms bonitos elindo parabéms

  20. MILTON said

    adorei todos os poemas .sem as arvores eu não estava vivo!!!

  21. J. Moraes said

    Gostei muito da iniciativa e das poesias, parabéns.
    Do poeta e escritor utinguense: J. Moraes
    Utinga-Ba.

  22. Anónimo said

    As árvores são a melhor coisa, adorei todos os poemas, um obrigado a todos.
    6.10.2013 MjCarvalho

  23. Anónimo said

    Muito Legal Gostei. :)

  24. izabela said

    gostei muito das poesia muito linda

Deixe um comentário