BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Um livro: Zeca Afonso e a Malta das Cantigas

Posted by bibliobeiriz em Abril 25, 2007

> José Jorge Letria, Terramar , 2002
Zeca Afonso e a Malta das Cantigas >, José Jorge Letria  (Terramar, 2002)«Disse-vos que um dia vos contaria uma história que aconteceu antes de vocês nascerem, num tempo difícil e incerto. É o que vou fazer em seguida, como quem remexe num velho álbum de fotografias sem temer o que a memória, em exercício de revisitação, pode trazer à superfície.

Vou falar-vos de um tempo em que este País até medo tinha de pronunciar a palavra “liberdade”, por ser considerada subversiva e ameaçadora para a ditadura. Não havia partidos nem liberdade de associação e de reunião porque o regime político que governava Portugal receava as ideias novas e as mudanças que elas podiam provocar.

Tudo era vigiado e controlado. O medo morava em toda a parte e as paredes tinham ouvidos atentos e olhos vigilantes. Havia uma guerra em África onde se era ferido e se morria sem se saber muito bem como nem porquê. Era muito elevada a taxa de analfabetismo, porque ler era saber mais e e ganhar o gosto de ser perguntador. A pobreza nos campos levava muitos milhares de pessoas a emigrarem. Outros partiam por não quererem fazer uma guerra com que não concordavam e levavam consigo a inteligência e a generosidade da juventude. O exílio era o seu destino  e a sua amarga sina.

E, contudo, apesar do medo que espalhava os seus múltiplos tentáculos, havia quem tivesse a coragem de erguer a voz e de cantar contra a máquina de opressão e do silêncio. Assim nasceu, na ausência da liberdade e da democracia, a canção política e com ela, o coro do descontentamento e da revolta que , em 25 de Abril de 1974, se tornaria imensa festa a encher as ruas e as praças. (…)»  in  Zeca Afonso e a Malta das Cantigas >, José Jorge Letria >  (Terramar > , 2002)

Apontadores relacionados:

  • Memória de um Tempo em que a Poesia também Cantava  > 
  • Arquivo de Som >  do Centro de Documentação do 25 de Abril >
Anúncios

Uma resposta to “Um livro: Zeca Afonso e a Malta das Cantigas”

  1. Anónimo said

    esta fantastico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s