BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

O prazer de ler

Posted by bibliobeiriz em Junho 5, 2007

Lendo no recreio

«Os adultos perguntam com frequência o que acontecerá aos livros quando as crianças deixam de os ler.Talvez esta seja uma resposta:
“Nós carregá-los-emos todos em enormes naves espaciais e enviá-los-emos para as estrelas!  “Uau…!
Os livros são realmente como estrelas num céu nocturno. Há tantos, não podem ser contados e frequentemente estão tão longe de nós que não ousamos procurá-los. Mas imaginem só como ficaria escuro se um dia todos os livros, esses cometas no nosso universo cerebral, partissem e cessassem de fornecer essa energia ilimitada da imaginação e do conhecimento humanos…Valha-nos Deus!
Vocês dizem que as crianças não podem compreender uma ficção científica como esta?! Muito bem, eu viajarei para a terra e permitir-me-ei recordar os livros da minha própria infância. De qualquer maneira, isto é o que me veio à mente quando eu estava a olhar para a Ursa Maior, a constelação a que nós, Eslovacos, chamamos “Grande Carroça”, porque os meus livros mais preciosos me chegaram numa carroça… Isto é, não chegaram inicialmente a mim, mas à minha mãe. Foi durante a guerra. Um dia,
[continuar a ler

A fotografia da Maria (nome fictício) a ler no recreio ilustra a transcrição de parte da mensagem para o Dia Internacional do Livro Infantil > de 2006 da autoria de Ján Uliciansky que relemos com prazer  no blogue de Amélia Pais “Ao longe os Barcos de Flores” > .

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s