BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Campeonato da Língua Portuguesa

Posted by bibliobeiriz em Janeiro 29, 2008

Vamos participar!

Este ano há um calendário especial para a participação das Escolas.

O primeiro teste, disponível a partir do dia 7 de Fevereiro, deverá ser enviado até ao dia 21 do mesmo mês. Esperamos as vossas inscrições junto das professoras de Língua Portuguesa e/ou na BE.

«Uma forma de tornar as aulas mais vivas, um incentivo à consulta de dicionários, prontuários, gramáticas, e, em suma, “uma iniciativa muito importante”. É deste modo que a presidente da Sociedade da Língua Portuguesa (SLP), Elsa Rodrigues dos Santos, resume os méritos do Campeonato de Língua Portuguesa, cuja 4ª edição está no arranque.» (aqui)

4 Respostas to “Campeonato da Língua Portuguesa”

  1. david said

    Pensem várias vezes antes de concorrerem a este Campeonato. O ano passado foi o desastre que toda a gente conhece, com os membros do júri a cometerem erros de palmatória e a não terem a decência de os assumir. E a Final, transmitida em directo, foi do pior que já se viu em televisão. Quem vos avisa vossa amigo é.

  2. É verdade. Também achei a final um verdadeiro desastre.
    No entanto, neste, talvez mais do que em outro tipo de concursos, participar é que interessa e a razão principal para o promovermos a nível de Escola é aumentarmos o nível de conhecimento da Língua Portuguesa. A procura da resposta certa (através da consulta de dicionários e gramáticas), a troca de opiniões, a comparação dos resultados, a aprendizagem … tudo isto é que verdadeiramente nos alicia e motiva. Se vamos conseguir ou não uma ida à final, é secundário.

    De qualquer modo esperemos que este ano não se repitam os erros da final do ano passado.
    Obrigada por comentar.
    Manuela D.L.Ramos

  3. Anónimo said

    Mais importante que estas iniciativas é necessário que a escola faça uma pequena reflexão sobre os horários da biblioteca. Desculpem senhores responsáveis, mas a biblioteca tem que estar permanentemente aberta no horário escolar e não pode ter horários reduzidos ou arbitrários. Numa escola a biblioteca é, sem dúvida, o equipamento mais importante. Não se esqueçam que há alunos que não convivem com livros em casa e não têm o exemplo dos pais. Se não há funcionário, os senhores professores que procurem fazer uma escala de serviços à biblioteca (os docentes de vocação garantem esta ideia). Publicitem internamente o horário alargado da biblioteca. Tenho a certeza que esta medida será um bom exemplo para os alunos.
    Cumprimentos, Anónimo – pai de duas alunas dessa escola.

  4. Anónimo said

    Entretanto, continuando com o meu pedido de desculpas. Agora sobre a Matemática. Para a obtenção de boas notas, somente é necessário um atitude: “TRABALHO”. Os senhores professores de matemática sabem. Não adianta estudar lendo a matéria. Somente se estuda matemática fazendo e repetindo exercícios práticos o que, involuntáriamente, implica a memorização das fórmulas e a ginástica mental necessária para se poder concluir do caminho para a resolução dos problemas. Não há segredos na matemática. No pressuposto que os alunos queiram “trabalhar” e não estejam à espera que se lhes introduzam a matéria na cabeça, por uma ranhura ou coisa semelhante, esta disciplina é a mais fácil de todo o ensino até para se melhorarem as médias escolares. O exemplo dos professores de matemática deve começar pela adopção de aulas teóricas de curta duração (no máximo 1/3 do horário semanal), nas quais se coloca a matéria de forma célere e pela imposição aos alunos da realiazção de exercícios práticos no restante horário. Para além disto é muitíssimo importante a marcação de trabalhos para casa (TPC) argumentando com os alunos que é isto que alguns vão fazer para as explicações (isto quando o explicador está minimamente preocupado com a aprendizagem dos alunos e não tanto com a sua remuneração). Matemática é o mesmo que trabalho, trabalho e mais trabalho com resultados de excelentes notas.
    Como diria um criança de 10 anos: QUE FÁÁÁÁÁCIL…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s