BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Ler + no 1º ciclo

Posted by bibliobeiriz em Agosto 2, 2008

 Ministério da Educação oferece um livro a todos os alunos do 1.º ano  in Portal da Educação: «O Ministério da Educação vai oferecer um livro a todos os 115 mil alunos do 1.º ano de escolaridade, no início do próximo ano lectivo, numa iniciativa que pretende assinalar o início da vida escolar dos alunos, incentivando, desde cedo, o gosto pela leitura. (…)»
Crianças que entram para a escola em Setembro vão receber um livro -in barlavento – Jornal de Informação Regional do Algarve: « (…)A iniciativa, que surge no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), irá oferecer um total de 115 mil livros, que fazem parte das listas do PNL para aquela faixa etária, por um total de 7.100 escolas até ao dia 28 de Agosto, que serão oferecidos às crianças que entrarem este ano lectivo para o 1º ano do ensino básico.
Segundo a escritora Isabel Alçada, coordenadora do PNL, este projecto “existe em vários países há muitos anos com resultado positivo“, estando já comprovado o sucesso para o desenvolvimento das crianças que convivem com a leitura “desde os seis meses até aos sete, oito anos“. “O resultado em termos de desenvolvimento é enorme e está comprovado cientificamente“, disse à Lusa.
Com o livro será ainda oferecido um autocolante para que as crianças possam marcar o momento, preenchendo a data em que receberam o livro, quem os ajudou a ler pela primeira vez e quando conseguiram ler sozinhos. Para além do simbolismo, pretendemos marcar o início de uma nova etapa para as crianças, que é o início da escola, de modo a que dêem valor ao livro e à leitura“, explicou a escritora.
Será ainda distribuído um folheto com o livro que pretende incentivar as famílias e relembrá-las da importância da leitura no desenvolvimento das crianças. “Além do livro, pensámos que deveria haver algo mais para se aperceberem da importância dos livros. Deste modo pretendemos criar momentos de contacto, no mundo agitado em que vivemos, entre pais e filhos, que para além de fomentar os hábitos de leitura para ambos, também proporciona momentos em família“, explicou. “Bastam 10 minutos por dia a ler para as crianças para fazer a diferença em termos de desenvolvimento“, disse à Lusa Isabel Alçada. (…)»

Anúncios

2 Respostas to “Ler + no 1º ciclo”

  1. Filipe said

    O que está errado é ser só um… Esperemos que seja o início.

  2. esperemos que seja para continuar e não fiquem por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s