BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dia da Biblioteca Escolar

Posted by bibliobeiriz em Outubro 27, 2008

Ler reportagem no site da Câmara Municipal

Nesta segunda-feira, dia 27, comemorou-se o Dia da Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto assumindo o seu papel de mediadora de leitura e centro de informação à comunidade local e educativa, associou-se a esta efeméride com um programa de iniciativas, assinalando-a na nossa escola:

10h00
– Intervenção do Dr. Luís Diamantino, Vereador da Educação e Cultura sobre a relação da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares no concelho da Póvoa de Varzim e a sua importância no contexto socio-educativo da formação de cidadãos no mundo de hoje.
– Oferta de Edições Municipais para enriquecimento dos fundos documentais das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Campo Aberto.

10h30
– Apresentação do livro Os Penedos dos Guizos – Uma lenda de Argivai de Sofia de Azevedo Teixeira, ilustrado por Elza Tavares (com a presença das autoras).

19h30- sessão dirigida aos pais e encarregados de educação

– Breve apresentação da BE da Escola EB2,3 de Beiriz, a sua integração na RBE, as actividades e projectos desenvolvidos- pela coordenadora da BE.
– O papel dos pais e famílias no processo educativo, pelo Dr. Manuel Costa, Director da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim

 

Ler notícia no portal da Câmara e no site da Biblioteca Municipal; mais informação aqui (pdf)

Uma resposta to “Dia da Biblioteca Escolar”

  1. Gisela Silva said

    Tenho em mente uma frase que dizia mais ou menos isto: Quando queremos livros novos, vamos às livrarias e não às bibliotecas porque essas transmitem-nos a ideia de um silêncio constrangedor, do cheiro a velho e a pó… Bom, parece-me que hoje e, sobretudo, em bibliotecas como a da nossa escola tal não se verifica. A equipa quer ouvir vozes interessadas, discussões pertinentes, trocas de saberes e de opiniões capazes de erguerem a vontade da descoberta e da imaginação. Todas as iniciativas e este vínculo comunitário que se apregoa neste dia, direi solene,mostram-nos que a biblioteca de hoje é divertida, dinâmica, original, útil e colectiva no empenho da permuta entre crianças, adolescentes e adultos.
    Lanço, desde já, um apelo a todos os que vêem o livro como um bem comum, com um cheirinho a novo cada vez que é aberto. Venham todos, pais , meninos e meninas obreirosas) descobrir como é bom viajar nas páginas dos livros que guardam no seu silêncio o Universo que cabe dentro deles.

    Gostava de deixar aqui uma foto muito ternurenta da minha gatinha que, na altura só era muito curiosa (e que por isso ia sempre espreitar o que eu fazia a bater num teclado em frente ao que ela supunha ser uma TV (penso eu). Hoje, contudo, e porque sempre me ouviu ler, ela é, juntamente com a minha filha Sofia, uma grande ouvinte de histórias. Não direi que ela sabe ler, mas que no seu “gatês” mais requintado lá gosta de opinar sobre os livros que vê pelo chão do meu escritório o do quarto da Sofia.
    Não dizem que da partilha se faz o melhor presente para oferecer? Pois é. Na minha casa, como em tantas outras, com certeza, há sempre um tempinho para uma leitura a várias mãos, ou patinhas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s