BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dia Mundial da Matemática

Posted by bibliobeiriz em Março 4, 2009

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Matemática e a propósito divulgam-se aqui os blogues de duas professoras da casa: o Matematiquices da profª Carina Pinheiro e o Ao Encontro da Matemática da profª Diana Pinto.
matematiquices1 aoencontrodamatematica

Ambos dirigidos aos alunos dos 5ºs e 6ºs anos, estes sítios disponibilizam uma selecção de actividades (jogos e passatempos) com o objectivo de, e passamos a citar:  “ajudar a compreender de uma forma divertida e dinâmica os assuntos tratados nas aulas”, permitindo “ainda partilhar (…) dúvidas e opiniões sobre os conteúdos de matemática” através do envio de mensagens ou comentários.  

Está assim cumprida a promessa da divulgação, exigência de alguns alunos que protestavam por não verem referidos os blogues das suas professoras no BiblioBeiriz.

Não seria talvez necesssário o apelo, mas aqui fica (pretexto para um voto mais ambicioso): meninos e meninas toca a inscreverem-se nas Olimpíadas de Matemática para o 2º ciclo cuja primeira fase decorrerá no fim de Março. 

Vamos lá treinar essa matemática (e esse inglês) para, quem sabe, se sentirem com vontade de também participarem, no próximo ano, nos jogos promovidos pela página oficial do dia mundial da matemática- World Math Day 2009. Não seria divertido? (Neste momento, estão nada mais nada menos do que 15 467 alunos on line a tentar bater um recorde: responder correctamente a 182,445,169 perguntas em 48 horas. E há dois alunos portugueses nos honrosos primeiros 25 lugares.)

  • NB: Na Escola, para além de acederem às actividades seleccionadas pelas professoras nos respectivos blogues, podem também ler na Biblioteca (ou requisitar para leitura domiciliária) os seguintes livros sobre Matemática (alguns com títulos e conteúdos bem divertidos) e, claro está, frequentar a Matemateca que fica mesmo ao lado da Biblioteca.

2 Respostas to “Dia Mundial da Matemática”

  1. fernando said

    Muito bom esse resumo esta de Parabens.

  2. Vera santos said

    Espero que os alunos pensem na matemática como um jogo e não como uma dor de cabeça!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s