BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dia mundial do livro

Posted by bibliobeiriz em Abril 23, 2009

 e dos direitos de autor
Ilustração do cartaz português por Pierre Pratt, canadiano  residente em Lisboa. Ver aqui o cartaz oficial da UNESCO
2009_dia_mundial_livroA celebração desta data foi instituído pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization)  > com o objectivo de «promover a leitura, a publicação, e a protecção da propriedade intelectual através dos direitos de autor» como se pode ler na página da Organização sobre o tema.

    23 de Abril é uma data verdadeiramente simbólica para a literatura mundial na medida em que nasceram e morreram nesse dia vários escritores, nomeadamente Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso que faleceram todos os três em 23 de Abril de 1616 .

Mais informação (antecedentes históricos, cartazes de anos anteriores, etc.)  aqui.

Aproveitamos para relembrar os interessantes passatempos/concursos  promovidos pela A DGLB ( Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas >) a propósito desta comemoração.

  • Um livro numa frase” dirigido aos alunos do 1º e 2º ciclos :«Durante o mês de Abril, os alunos do 1º e 2º ciclos deverão ler um livro e escrever uma frase que promova esse livro junto dos colegas. Por que motivo gostaram, o que é que sentiram, como é que o resumiriam são algumas das perguntas que poderão estar na origem da frase. (…)»
  • Um livro numa foto” para os alunos do 3º ciclo e secundário. > Estes «(…) são convidados a tirar uma fotografia que retrate uma situação de leitura ou que de alguma forma esteja relacionada com livros. (…)»

As frases e as fotos deverão ser enviadas (por mail) até ao dia 10 de Maio para  o mail da Biblioteca que se encarregará de enviar para a entidade promotora do concurso.

Lê os cartazes afixados com o regulamento e informa-te na Biblioteca ou junto dos teus professores de LP.

Quem não participa não petisca…

Deixe um comentário