BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Concurso Nacional de Leitura- 2ª fase

Posted by bibliobeiriz em Fevereiro 4, 2010

Livros de leitura obrigatória para a 2ª fase- 3º ciclo:
Os da minha rua, de Ondjaki (Caminho)
«Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. Os da Minha Rua tem nas suas páginas tudo isso.
Como num filme, sempre me acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste; depois quase conseguia ver os espaços vazios encherem-se de pessoas que fizeram parte da minha infância. De repente um jogo de futebol podia iniciar ali, a bola e tudo em câmara lenta, um dia eu vou a um médico porque eu devo ter esse problema de sempre imaginar as coisas em câmara lenta e ter vergonha de me dar uma vontade de lágrimas ali ao pé dos meus amigos.
A escola enchia-se de crianças e até de professores, pessoas que tinham sido da minha segunda classe, da terceira…
Quando alguém me tocava no ombro, as imagens todas desapareciam, o mundo ganhava cores reais, sons fortes e a poeira também.
ondjaki »

Raparigas, de Agustín Fernández Paz (Dom Quixote)

«Desastroso, um dia desastroso! Será que este ano lectivo não acaba de uma vez por todas? Nunca desejei tanto que chegassem as férias, para poder fazer uma espécie de borrão e conta nova, e começar o novo ano de uma maneira diferente. Porque agora a única coisa que me agradaria era meter-me na cama, tapar-me bem com os lençõis e não acordar durante vários dias; fazer como se o sol não nascesse e eu pudesse estar aqui, na cama-refúgio, até me sentir bem comigo mesma. Mas não é possível. Amanhã terei que voltar às aulas e ver o Miguel a derreter-se com a Milena, sorriso para cá, sorriso para lá como se fossem passarinhos.» Da contracapa

Local das provas
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Datas
Prova escrita – 3 de Março às 10:00
Prova oral – 12 de Março às 10:00

Deixe uma Resposta

