BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

A onda do nosso descontentamento

Posted by bibliobeiriz em Março 20, 2010

 Reprodução por Chris Jordan da célebre xilogravura “A grande Onda em Kanagawa” (ca 1830, do mestre japonês Hokusai),  feita com 2,4 milhões peças de plástico, o número de libras (medida de peso equivalente a cerca de meio quilo) de plástico que são deitadas nos oceanos em cada hora. ,

Hoje, uns largos milhares de portugueses vão participar na iniciativa Vamos Limpar Portugal . Pretende este projecto, à semelhança do que aconteceu na Estónia, «libertar o país de uma das maiores chagas da sua paisagem: os depósitos ilegais de entulhos, electrodomésticos, plásticos, pneus e outros testemunhos históricos da falta de civismo.» (ler notícia no Publico).

Quando alguém descarrega um frigorífico velho ou o entulho da sua obra na bouça ali da freguesia ao lado, está a praticar conscientemente um acto condenável e punível por lei.  É um lixo à nossa escala que podemos controlar, erradicar, impedir.

Mas… e o lixo que é produzido  por milhões de gestos quotidianos que fazemos sem pensar?  Os sacos de plástico que são usados, as garrafinhas de água que se tornaram moda, os copos descartáveis para todo o tipo de bebidas, etc., etc., etc? Qual a consequência desde lixo anónimo e aparentemente anódino?

Os números são assustadores, atingindo valores que não conseguimos entender.  Qual o significado de 15 milhões de folhas de papel de escritório (5 minutos de uso de papel); 106 mil latas de alumínio (30 segundos de consumo de enlatados)? (isto apenas nos Estados Unidos); ou 20,500 atuns,o número médio de peixes desta espécie pescados cada 15 minutos?

É neste contexto que  surge o trabalho artístico de Chris Jordan que, impressionado justamente com estas abstrações numéricas, «acredita que o efeito das imagens possa ser diferente e mais impactante do que a referência crua aos números, que surgem em artigos e livros.»   (aqui). 

Nota: a imagem  reproduzida em cima faz parte de “Runnning the Numbers II”, conjunto de obras que integraram uma exposição patente  em Portugal em 2008. Ler no Público- Pavihão do Conhecimento inaugura hoje exposição do fotógrafo Chris Jordan ; no Ciência Hoje- National Geographic Channel traz Chris Jordan e expõe «Running The Numbers» ; PHOTOS: Artist “Runs the Numbers” of Big Ocean Threats- no site do National Geography

Uma resposta to “A onda do nosso descontentamento”

  1. Volto cá mais logo, para fazer um link para o meu blogue.
    Demasiado importante para não fazer eco.
    Obrigada
    Susana

Deixe um comentário