BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

A ler: “Como promover o gosto pela leitura e fomentar aprendizagens”

Posted by bibliobeiriz em Março 23, 2010

O que é o/um “Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (PLFL)”? – Por Gisela Silva, transcrito daqui

«Esta foi a questão que me foi colocada na escola e à qual respondi com prazer. Por julgá-la pertinente achei que seria importante fazer uma síntese do que se pode entender por este programa de ensino/aprendizagem da língua. Não deixarei, contudo, de salientar que a consulta da bibliografia que fundamenta a base teórica deste programa de leitura para a promoção leitora é fundamental para os mais curiosos.
Sabemos que, enquanto espaço de formação e de desenvolvimento da própria cultura epistemológica, cumpre à Escola proporcionar estratégias de leitura conducentes ao desenvolvimento da capacidade leitora/escrita dos alunos. Ora, tratando-se do PLFL, numa primeira fase, é fundamental que se estimulem a curiosidade e participação dos alunos face ao texto a ler para, depois, e a partir da sua análise, se poder, já numa segunda fase, proceder ao necessário reforço das competências da língua, o que beneficiará os demais currículos.
Defendendo uma abordagem holística da língua, numa recusa de um ensino segmentado no que se refere ao ensino da escrita, da oralidade e da leitura, o PLFL está em prática em alguns estados dos Estados Unidos da América, no Brasil e no Canadá desde 1992, e alicerça alguns dos preceitos do Plano Nacional de Leitura (Sloan, 1991; Yopp & Yopp, 2001; Fountas & Pinnell, 2001; PNL, 2006). Concretizando que a “experiência da leitura não se aprende, mas atinge-se, pelo contágio e pela prática” (Cerrillo, 2006:33), esta outra forma de fazer leitura pretende desviar-se dos tradicionais questionários (que por vezes só maçam os alunos), e apoia-se em três momentos essenciais para o reforço da percepção estética dos alunos e do desenvolvimento das suas competências linguística, discursiva, comunicativa, pragmática, literária e imagética, permitindo lhes aceder cada vez mais cedo a textos mais complexos, ao mesmo tempo que encontram significância para o que leram (Mendonza Fillola, 1999:145; 2007:69-82; Cerrillo, 2007: 175-192).


Como se faz então esta desejada interacção com a literatura, objectivando-se no aluno/adolescente uma abertura intelectual a outras possibilidades e realidades que lhe permitam uma correcta compreensão do mundo? Este programa divide a sua prática metodológica em três momentos fundamentais: as actividades a desenvolver “antes da leitura”, as actividades de “durante a leitura”, e ainda as actividades a promover “após a leitura”, todas elas elaboradas com objectivos bem definidos e diferenciados (Cullinan, 1994;2003; Azevedo, 2006a, 2006b; Azevedo & Simões, 2007; Simões, 2008; Silva, Macedo, Simões [et. al.], 2009).

As actividades que se reportam ao “antes da leitura” visam sobretudo a promoção de respostas pessoais por parte do aluno, preconizando-se a sua curiosidade e a motivação através do estímulo da afectividade e emoção com a leitura a vir. Estas actividades pretendem ainda a activação e construção de intervenções a partir de conhecimentos do mundo, bem como a compreensão dos objectivos a cumprir aquando/após a leitura.

As actividades decorrentes do “durante a leitura” inscrevem-se no momento em que o professor/mediador auxiliao leitor/aluno na compreensão do texto e nas relações que este estabelece com ele, propiciando momentos gratificantes para a sua aprendizagem.

Assim, e não menos importantes, as actividades do “após a leitura”, no intuito de facilitar a análise crítica e a interacção, pretendem suscitar reflexões e promover respostas pessoais e colectivas, debates, discussões de temáticas, valores ético-formativos e dimensões sócio-ideológicas encontrados no segundo momento da leitura, num sistemático reforço das aprendizagens da língua.

As investigadoras Hallie Kay Yopp e Ruth Helen Yopp (2001), Irene Fountas e Gay Sue Pinnell (2001) e outros desenharam um vasto conjunto de ‘ferramentas’ de auxílio que se diferenciam umas das outras consoante o momento em que são aplicadas relativamente ao texto literário. Assim, as actividades levadas a cabo “antes da leitura” devem‘encantar’ o aluno. Por isso elas são pensadas com o intuito de valorizar a sua participação, angariando as suas respostas pessoais e afectivas.

Por sua vez, as actividades pensadas para o momento “durante a leitura” devem fazer com que os alunos entendam o texto/capítulo na sua globalidade, percepcionando as relações que estabelecem com ele. Elas devem facilitar a compreensão do texto, focalizando a atenção dos alunos para o essencial, mas nunca simplificar os conteúdos do texto empobrecendo-o na sua mensagem. Estas actividades desempenham um papel algo singular, pois ao auxiliar à compreensão do texto, elas obrigam os alunos (a partir de determinados apontamentos) a questioná-lo, encorajando o surgimento de reacções, emoções, temáticas, ideias, etc.

As actividades a desenvolver após a leitura, e que têm por principal objectivo provocar a reflexão e o diálogo de forma a concretizar-se a análise e a síntese do trabalho realizado, devem estimular ainda mais a reflexão e a exposição de respostas pessoais de forma a que os alunos desenvolvam a suas competências (orais e escritas).

Por se tratar de um programa que proporciona momentos de interacção oral e momentos de escrita literária, é necessário que o professor/mediador conheça as várias ‘ferramentas’ de aplicação prática (nunca pensadas como meros exercícios) que ele comporta e que são, para ele, auxílios valiosos na captação da atenção dos alunos, e, para estes, excelentes formas de organização da informação na estruturação adequada do seu pensamento (Fountas & Pinnell, 2001:440).

Nota: embora muito extenso este post é uma brevíssima referência do que é o PLFN.
Consultar bibliografia aqui

Foto: alunos do 2º ano da EB1 de Paçô partilhando um momento de leitura na BE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s