BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

As andorinhas estão a chegar…

Posted by Manuela DLRamos em Fevereiro 24, 2011

Já andamos para escrever sobre este importante acontecimento há uns largos dias, mas a lufa-lufa tem sido tanta!  Agora não dá para adiar mais!

É que elas, a qualquer momento podem aparecer por cá (no ano passado chegaram no início de março) e por isso convem estarmos preparados para as reconhecermos e participarmos (d)a sua chegada.

De quem estamosa falar? Das andorinhas, claro.  E mais especificamente das andorinhas-das-chaminés, de seu nome científico Hirundo rustica.

Fazem parte do número das 5 aves (Andorinha-das-chaminés,  Andorinhão-preto, Cuco-canoro ,  Cegonha-branca,  e  Abelharuco) que, na Europa, anunciam a Primavera. Outras há que voltam também com o bom tempo, mas os especialistas escolheram estas para monitorizar, com a ajuda das crianças, o avanço da migração das aves e da Primavera.

Vindas de longe, muito longe, viajam incansavelmente e voltam todos os anos. Apesar da chuva e vento das passadas semanas, elas começaram  a chegar a Portugal, tendo já sido observadas nos distritos de Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa e Setúbal! Como é que sei? Porque estou a seguir a sua chegada  através do mapa do site do projecto SPRING ALIVE !

« O Spring Alive é um projecto de observação de aves, em que todos podem participar. Com a ajuda de crianças e adultos da Europa conseguimos acompanhar a chegada da Primavera aos diversos países. A participação neste projecto é muito simples: tens apenas que registar, em cada ano, as tuas primeiras observações de 5 espécies de aves, que escolhemos como os mensageiros da Primavera. É divertido, vais ver!
Estamos interessados nas tuas primeiras observações de Andorinha-das-chaminés, Cuco-canoro, Andorinhão-preto, Cegonha-branca e Abelharuco, em cada região de Portugal. Depois, nós analisamos os resultados para acompanhar a chegada destas aves aos vários países europeus, e ficaremos a saber mais sobre a migração das aves na Europa, bem como a data em que mais pessoas viram a sua primeira ave. (…) » Visita o site para ficares a saber mais sobre as 5 aves e para  participares.  Também lá encontras jogos na página Para usares .

  • Para conhecer melhor as Andorinhas-das-chaminés (Hirundo rustica >), os  Andorinhões-pretos (Apus apus >), os Cucos-canoros (Cuculus canoro>) ,  as Cegonhas-brancas (Ciconia ciconia >) e  os Abelharuco (Merops apiaster >) clica nas ligações que  encontras a seguir ao seu nome científico. (Não te esqueças que deves  usar sempre os nomes científicos dos animais e das plantas  para pesquisar informação,  imagens e vídeos).
  • Não deixes de explorar  o site  ARKive – Images of life on earth que tem fotografias e vídeos fantásticos. Sobre as andorinhas-das-chaminés (que em inglês se chamam dos celeiros…) vê: Barn swallow videos, photos and facts – Hirundo rustica ; sobre os andorinhões-pretos ( que em inglês se chamam common swift e em francês martinet- noir) vê Common swift videos, photos and facts – Apus apus.
  • Também podes ver o que no ano passado aqui se escreveu sobre o tema.
  • E claro, consulta os livros, revistas e filmes que existem na Biblioteca (em baixo podes ver alguns dos livros que falam de andorinhas e andorinhões).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s