BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dia Mundial da Rádio

Posted by Manuela DLRamos em Fevereiro 13, 2012

Imagens: logotipos da RB – RÁDIO BEIRIZ, uma rádio que está a dar que falar..

  • A ideia de se criar um dia mundial da rádio partiu da Academia Espanhola da Rádio. tendo a escolha recaído em 13 de fevereiro, pois foi nesse dia que, em 1946, se realizou a primeira emissão da Rádio ONU.
  • Excerto do comunicado da diretora geral da UNESCO, Irina Bukova, assinalando este dia (versão em espanhol via blogue da RBE) : «Una radio libre, independiente y pluralista es esencial para las sociedades saludables, y es vital para promover los derechos humanos y las libertades fundamentales. Hoy en día, no basta con comunicar: debemos conectar más estrechamente a las personas y las sociedades. La radio es uno de los medios más poderosos para tender puentes de respeto y entendimiento. En este primer Día Mundial de la Radio, celebremos ese poder y utilicémoslo al máximo!»
    • Ouvir aqui com tradução simultâneo em português- RTP
    •  Versões noutros idiomas aqui no sitio oficial da Unesco (pode-se baixar em mp3)

————————————————–

Imperdíveis estes sons e estas histórias:

E ainda:

  • Rádio Fonia– História da Rádio e muito mais por Bruno Leite e Márcio Marques
  • Sobre a importância da Rádio na vida dos portugueses e a sua documentação no Cinema português ler:  «O aparecimento da rádio nos anos trinta e a sua importância na vida diária dos portugueses acaba por se reflectir no cinema que, curiosamente, também passava por uma fase de glória tendo atingido o apogeu em 1933 com o filme “A Canção de Lisboa“, o primeiro filme sonoro.
    “A Menina da rádio” e “O Pátio das Cantigas” são dois interessantes exemplos da popularidade da rádio narrando de forma cómica a maneira como eram feitas as emissões naquele tempo.
    À semelhança do que foi dito, “A Menina da Rádio” é uma “típica comédia portuguesa”, na qual é introduzido um elemento novo: a rádio, meio em grande expansão nessa altura em Portugal fonte
E para terminar:
  • Ver a partir do minuto 9.37 a explicação por António Silva do funcionamento da Rádio em “O Costa do Castelo”  filme que estreou  a 15 de Março de 1943   (fonte: Canal do YouTube Cinema Português de Jorge Almeida )


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s