BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

“Cantiga ao desafio”

Posted by Manuela DLRamos em Março 5, 2012

– Menina, que sabe ler,
também sabe soletrar!
Diga lá, minha menina:
quantos peixes há no mar?

– Quantos peixes há no mar?
eu já te vou responder
São metade e outros tantos
fora os que ainda estão por nascer.

Diz-me lá, ó cantador,
quantas penas tem um pato?
quantos picos um ouriço,
quantos cabelos um gato?

-Menina, perguntas bem,
agora respondo eu:
penas, picos e cabelos
só têm os que Deus lhe deu.

-Tenho duzentos lencinhos,
um coroa em cada ponta:
ó menina que é tão fina,
faça-me lá essa conta!

-São quatrocentos mil réis
nem é preciso escrever,
que és um belo cantador
já ficámos a saber.

– Menina que tanto sabe,
responda a esta pergunta:
que ciência tem o mar,
que tanta água em si junta?

– A ciência que o mar tem,
não é coisa de pasmar:
não há rio nem regato
que ao mar não vá parar. 

Alice Vieira, Eu bem vi nascer o sol, Caminho
(carregar no título ou na capa do livro para aceder a parte do seu conteúdo digitalizado)

Para saber mais:

  • Estas cantigas, também chamadas cantigas à desgarrada, são cantigas em que os cantadores e as cantadeiras improvisam e entram em despique. Algumas destas cantigas fazem parte do nosso património e  estão registadas nos cancioneiros  É o caso destas quadras que Alice Vieira compilou na sua antologia de literatura tradicional. (ver variantes e outras versões desta cantiga aqui).
  • PP&EE: recensão na casa da leitura

Nota: este artigo também foi publicado aqui

Uma resposta to ““Cantiga ao desafio””

  1. Manuela DL Ramos said

    Ver outras variantes de “Diga lá, minha menina!aqui no Cancioneiro de Serpa, de Maria Rita Ortigão Pinto Cortez
    Edição da Município de Serpa, 1944 e “aqui no Romanceiro português do Canadá, por Manuel da Costa Fontes, 1979

    ————————-
    “Menina que sabe ler”

    Menina que sabes ler
    Também sabes soletrar
    Diga lá minha menina
    Quantos peixes tem o mar

    Quantos peixes tem o mar
    Eu ainda os não contei
    Vou aprender a nadar
    Pois contar ainda não sei

    Vou aprender a nadar
    Meu senhor nadar não sei
    Só depois lhe posso dar
    A resposta que não dei.

    Amália Rodrigues in Versos (fonte)

    Outra versão:
    Cantadeira sabes ler
    Também sabes soletrar
    Também quero que me digas
    Quantos peixes há no mar

    Quantos peixes há no mar
    Eu ainda não fui ao fundo
    Também quero que me digas
    Quantos olhos há no mundo

    Quantos olhos há no mundo
    Há dois em cada pessoa
    Diz-me lá oh cantadeira
    Quantas ruas tem Lisboa

    Quantas ruas tem Lisboa
    Eu ainda não passei
    Também quero que me digas
    Quantos amores lá deixei

    Quantos amores lá deixei
    Deixei três em cada canto
    Diz-me lá oh cantadeira
    Quem foi que te ensinou tanto

    Quem foi que me ensinou tanto
    Só quem houvera saber
    Para cantares à minha beira
    Vai primeiro aprender
    (fonte)

    —————–

Deixe uma Resposta

