BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Eu sou o mais forte- Mario Ramos

Posted by Manuela DLRamos em Fevereiro 4, 2013

Eu sou o mais forte3

Foi um sucesso -esperado e confirmado-  junto dos pequenitos (e dos professsores) a apresentação deste livrinho de Mario Ramos, autor e ilustrador belga de origem portuguesa.

De renome internacional – com livros traduzidos em espanhol, inglês, alemão, sueco, chinês,  japonês, turco etc.-  é um autor completamente desconhecido entre nós, pois lamentável e incompreensivelmente, não tem nenhum livro seu publicado em Portugal, encontrando-se apenas este seu título, o best-seller C’est moi le plus fort (2001)  traduzido em português e publicado no Brasil (pela WMF Martins Fontes).

A história divertida do lobo fanfarrão que gostava de ser elogiado e detestava ser contrariado… passou na sala do pré-escolar e deixou os meninos em suspense,  atentíssimos, cheios de ideias para adivinharem quem seria o próximo encontro do “lobo mau”.  No final do conto, todos quiseram e puderam entrar, entusiasmados, na representação dos diálogos.
(Depois cantámos os parabéns e deliciámo-nos com o bolinho de anos do Ivo que, com a sua coroa de aniversariante, parecia mesmo um reizinho.)

A recepção nos 1º e 2º anos foi igualmente calorosa, proporcionando-se, no último caso, um debate deveras interessante sobre  alguns relacionamentos na turma, e no primeiro, uma acesa disputa  para ver quem ficaria com o papel  dos “sete anõezinhos” que passaram a ser oito, sem problema, tal como foram cinco, os lobos…

  • Este livro pode ser visionado aqui.

Mario Ramos é sem dúvida um  autor  que muito desejaríamos ver publicado entre nós. Para ficar a conhecer melhor a sua obra visitem o seu site e não deixem de ler o  dossiê  de homenagem que a secção belga francófona do IBBY (The International Board on Books for Young People) e o CLJBxl (Centre de Littérature de Jeunesse de Bruxelles) dedicou a este autor, recentemente falecido.

Mais informações, nomeadamente sugestões de atividades também aqui.

Uma resposta to “Eu sou o mais forte- Mario Ramos”

  1. Manuela DLRamos said

    Reflexões sobre o livrinho:
    Da Bélgica:
    Pequenos segredos do livro explicados pelo autor
    Do Brasil:
    Há sempre um mais forte
    Sem medo do lobo mau
    Eu Sou o Mais Forte – Mario Ramos

    Dossiês pedagógicos -são muito numerosos os dossiês/fichas que se encontram na net, com boas ideias e materiais adaptáveis; destacamos estes:
    Do Réseau Rural d´Education…
    No “à Bout de Gomme”
    Activités proposées par Marie-Aude à Aubervilliers
    No “Faut pas lacher
    ……………..

    (em construção)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s