BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Luísa Dacosta, semeadora de sonhos e de histórias

Posted by Manuela DLRamos em Março 10, 2013

O prometido é devido… Por isso aqui fica um pequeno apontamento de uma tarde inesquecível passada com Luísa Dacosta na nossa Biblioteca.

Estiveram presentes, para além dos alunos do 4º ano da EB1 de Beiriz – para quem era dirigida a atividade que, como já anteriormente se referiu, se desenvolveu no âmbito da Semana da Leitura da Biblioteca Municipal-  o Dr. Manuel Costa, diretor da Biblioteca, assim como a Drª Fernanda Trovão, também da BMPV, a Direção do Agrupamento e alguns professores do 1º, 2º e 3º ciclos.

Do princípio ao fim da sessão, Luísa Dacosta encantou-nos com a sua energia, autenticidade e sensibilidade.
Com efeito a apresentação da nova edição da obra O Teatrinho do Romão não se limitou a uma simples sessão de leitura expressiva! Para além de nos prender do princípio ao fim da leitura do “Frei João sem Cuidados”, uma das peçazinhas que integram o seu conhecido livro, Luísa Dacosta fez também questão de orientar a sua representação, por parte dos alunos.
luisadacosta-eb23beiriz (3)..luisadacosta-eb23beiriz (1)
A experiente escritora e professora ainda explicou claramente o que a levou originalmente a escrever o livro e qual a sua opinião sobre o papel facilitador e motivador da utilização de pequenas textos dramáticos na didática da leitura; respondeu com  uma atenção e uma disponibilidade extraordinárias às perguntas -cuidadosamente escritas e ilustradas em cartões -que os meninos e meninas lhe colocaram… E que “segredos”, alguns bem engraçados, nos contou, que confidências sentidas nos fez e conselhos sábios nos deu a propósito dessas perguntas!

luisadacosta-eb23beiriz (4)..luisadacosta-eb23beiriz (2)

E como infelizmente a hora dos alunos irem embora se aproximava,  Luísa Dacosta não pôde continuar a responder às perguntas mas presenteou alguns leitores com autógrafos personalizados e carinhosos do seu novo livro, e aos professores que puderam ficar, proporcionou um convívio divertido recheado de recordações, durante um lanchinho muito simples que servimos na Biblioteca.

Bem haja, querida professora (que nunca tivemos mas que sonhamos ter), pelas sementes de sonho que, de novo, em nosso coração deixou. Esperamos que também tenha gostado de passar por Beiriz!

———————————

Nota: A exposição temporária temática com as obras de Luísa Dacosta que possuímos,  completada com alguns que para o efeito requisitámos na Biblioteca Municipal, ficará patente na nossa biblioteca até ao final da semana. A não perder!

Consultem também alguns recursos que compilamos sobre a escritora: aqui ; aqui

Uma resposta to “Luísa Dacosta, semeadora de sonhos e de histórias”

  1. Manuela DLRamos said

    http://www.radioondaviva.pt/index.php/noticias/851-criancas-foram-a-biblioteca-no-dia-do-livro-infantil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s