BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

“Dom Quixote” pelo Varazim Teatro

Posted by Manuela DLRamos em Abril 15, 2013

Atualização: 16 de abril

Uma plateia em “suspense” do princípio ao fim, seguindo com interesse e entusiasmo um espetáculo que abundou em peripécias, lutas quixotescas, efabulações desmedidas, ou não fosse a história do engenhoso fidalgo de la Mancha.

Assistimos,  incrédulos, à transformação do”nosso” Dom Quixote que, erguendo-se da cadeira onde tinha estado absorto a ler … o seu próprio livro, vestindo apenas umas ceroulas, se equipou à maneira com objetos de ocasião que se encontram na mais simples cozinha…

Eis que num instante ficou pronto para partir à aventura, sempre apoiado pelo seu fiel escudeiro, que ainda antes de o ser já se desmultiplicara no palco numa série de personagens. Tomara a muitos camaleões a arte de  Joana Soares que se desdobrou em narrador, estalajadeiro, escudeiro… fantasma, leão. Fez as vozes e os sons dos ausentes e dos presentes. Cantou, inteperpelou, segredou. Pulou, dançou. Até tivemos direito a um dueto num ritmo hip-hop bem a nosso gosto.  (Quando sai o CD? Não vão pôr a música no i-Tunes?)

No final, estávamos todos prontos para montar nos nossos rocinantes e burricos e seguir mundo fora,  esquecidos das auto-estradas e do trânsito, só desejando cavalgar por planícies.  À falta dessa possibilidade há quem tenha ido à Biblioteca à procura de livros sobre o D. Quixote.

Alguns terão ficado com vontade de ser atores como Eduardo Faria e Joana Soares.

Viva o teatro, viva o Varazim Teatro

Dom Quixote-Varazim Teatro

Varazim Teatro

Segunda- feira,  a  Semana da Leitura  iniciou-se da melhor maneira com a vinda à escola do Varazim Teatro que  apresentou, em estreia absoluta ;-)  uma sua nova produção, a peça intitulada Dom Quixote

A atuação desta companhia  realizou-se em dois turnos: de manhã para os 5ºs anos e de tarde para os 6ºs.

No cartaz que aqui se reproduz destacam-se as conhecidas silhuetas do D. Quixote de La Mancha e de Sancho Pança, o seu fiel escudeiro, as personagens principais de Dom Quixote, ou melhor, de Don Quijote, El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha, título original e completo do livro escrito por Miguel de Cervantes Saavedra cujo primeiro volume foi publicado em 1605.

Para ficares a saber mais sobre este clássico da Literatura Mundial – que em 2002 foi considerado a melhor obra de ficção de todos os tempos (ler noticia) – consulta no BiblioBeiriz Scoop.it -Livros e Leituras as entradas dedicadas a este livro e ao seu autor.

Poderás visitar as páginas da Biblioteca Nacional dedicadas a D. Quixote, visionar um episódio da série Grandes Livros sobre esta obra de Cervantes, ficar a conhecer a adaptação que o grande escritor brasileiro M. Lobato fez para crianças, assim como a versão desse seu livro em Banda Desenhada. Também podes  ver alguns filmes  e video contos sobre este livro fabuloso no BiblioBeiriz  Scoop.it  Artes e artistas

Uma resposta to ““Dom Quixote” pelo Varazim Teatro”

  1. Para reafirmar o grande gosto que foi estar na Vossa Escola, perante uma plateia tão entusiasta e um grupo de professores tão dedicado. Agradecemos o acolhimento, e esta belíssima publicação sobre o espetáculo.

    Recebemos o vídeo também.

    Um abraço da equipa do Varazim Teatro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s