BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Os Lusíadas para gente nova – por Vasco Graça Moura

Posted by Manuela DLRamos em Maio 5, 2014

lusiadasparagentenovaVGMNo dia em que se iniciam oficialmente as comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa pretende-se, com a divulgação desta obra,homenagear Vasco Graça Moura recentemente falecido, e cumprir assim também um dos propósitos destas comemorações: «Contribuir para dar a conhecer nacional e internacionalmente poetas, escritores e artistas do mundo lusófono» (fonte)

Assim, para ficarem a a conhecer melhor esta adaptação de Os Lusíadas transcrevemos algumas opiniões e deixamos apontadores  para  notícias, programas da rádio e entrevistas.

Vítor Aguiar e Silva: «A solução compositiva escolhida é excelente: a voz de Camões foi extensa e fielmente preservada; a voz do segundo (ou primeiro?) narrador-comentador ilumina, esclarece e exalta o canto originário. Só um grande poeta é capaz de dialogar assim com Camões, alcançando um admirável equilíbrio entre a reescrita modernizadora e a fidelidade à estrutura e aos significados da epopeia.» in Gradiva

TSF- O Livro do Dia:  Os Lusíadas para gente nova, de Vasco Graça Moura, edição Gradiva:  «Ficou célebre a adaptação que João de Barros fez d’Os Lusíadas nos anos cinquenta do século passado. Chamou-lhe Os Lusíadas de Luís de Camões Contados às Crianças e Lembrados ao Povo”.
A particularidade dessa adaptação (que João de Barros também levaria a cabo com a Odisseia, de Homero) era o facto de passar a prosa obras que no original são em verso.
A ousadia de Vasco Graça Moura leva o exercício da divulgação de  Os Lusíadas bem mais longe. Os Lusíadas para gente nova é uma adaptação do poema épico de Camões em estrofes camonianas.»

RTP: À volta dos Livros- conversa com Vasco Graça Moura

Ler Mais, Ler Melhor – Os Lusíadas para gente nova, de Vasco Graça Moura

Nota: Na BE temos um conjunto de 13 exemplares deste livro ( e foram bastante requisitados este ano)

Mais sobre Luís de Camões e Os Lusíadas:

Apoio ao Estudo _ Livros e Leituras _ BiblioBeiriz

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s