BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Ulisses de Maria Alberta Menéres

Posted by Manuela DLRamos em Maio 26, 2014

—Um best seller da literatura portuguesa para jovens.

A primeira edição de Ulisses, com ilustrações de Diogo Vieira e Nuno Amorim,  é publicada em 1972 pelas edições Afrodite, sendo o nº10 da Colecção Cabra-Cega. A partir de 1998 a obra é reeditada pela ASA, com ilustrações de Isabel Lobinho, chegando em 2010 – ano em que Maria Alberta Menéres celebrou o seu octagésimo aniversário-  à 36ª edição/ reimpressão e aos 700 000 exemplares vendidos. (fonte )

Ulisses 1972  ulisses1998_ulisses12001Numa entrevista ao DN (2010), Maria Alberta Menéres fala das circunstâncias  que a levaram a escrever o livro.

«O Ulisses é um dos seus best sellers. Conte então como aconteceu?
M.A.M. – Na Pedro Santarém, uma das últimas escolas onde estive como professora, a certa altura tinha de fazer aulas de substituição de cada vez que uma professora faltava. E então, como não eram meus alunos e não os conhecia, comecei a contar o Ulisses e isto durou o ano inteiro.
        Às tantas todos queriam ouvir a história e acabei numa sala polivalente enorme a contar o fim. Escrevi-o em cinco dias e foi escrito tal e qual como foi contado. Tem uma grande oralidade, mas resulta muito bem porque as crianças quando o lêem é como se estivessem a ouvir a história. Mas tudo começou de uma tentativa de captar a atenção dos miúdos e fazê-los interessarem-se pelo que estava a contar. » (fonte )

—————————————-

UlissesET

Apoio à leitura de Ulisses

Vê se sabes responder a estes jogos/exercícios

*(ec-exercício de correspondência, em- escolha múltipla, pc-palavras cruzadas, of- ordenação de frases, tl- texto lacunar)

 (*recolha selecionada dos guiões virtuais acima referidos)

Ver também

Uma resposta to “Ulisses de Maria Alberta Menéres”

  1. Bibliobeiriz said

    Em 1991, Ulisses é recomendado no programa de português do 6º ano, vindo a integrar mais tarde as listas de livros escolhidos pelo Plano Nacional de Leitura. Atualmente faz parte das obras recomendadas nas Novas Metas Curriculares do Português para a Educação Literária do 6º ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s