BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

“O céu de Julho, o mês em que a Terra atinge o afélio”

Posted by Manuela DLRamos em Julho 2, 2014

O verão é também a altura ideal para observarmos o céu, com “olhos de ver”. Sim, porque “quem não sabe é como quem não vê”. E, para que consigas entender o céu de julho, lê com atenção o roteiro que nos traça o cientista Fernando Gutiérrez Pinheiro  num artigo publicado no Jornal Sul Informação. 

«Este mês de observações astronómicas arranca no dia 1 com Vénus a 4 graus a norte de Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação do Touro. Aldebarã é uma estrela gigante alaranjada que, contrariamente ao Sol, já esgotou todo o hidrogénio do seu núcleo. O seu nome provém do árabe “al-dabarān” que significa “aquela que segue”, pois, ao longo da noite, ela parece seguir o aglomerado estelar do Sete-Estrelo. Perto das 24 horas (hora continental) de dia 3, o nosso planeta atinge o seu afélio, o ponto da sua órbita mais afastado do Sol. (continuar a ler)»

Céu-a-sudoeste-pelas-3-horas-da-madrugada-da-madrugada-de-dia-291..Esquerda-céu-a-sudoeste-pelas-zero-horas-da-madrugada-de-dia1 —————– Alguns artigos sobre astronomia publicados aqui no blogue:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s