BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Correntes d’Escritas- Escritores na Escola: Ana Paula Tavares e Ivo Machado

Posted by Manuela DLRamos em Fevereiro 25, 2015

correntesbeiriz1

Biobibliografias resumidas dos escritores (fonte: Portal da CMRP)

«Ana Paula Tavares  nasceu em Huíla, Sul de Angola, em 1952. É historiadora com doutoramento em História e Antropologia.

Em Portugal, publicou, na Editorial Caminho, de poesia: O Lago da Lua (1999); Dizes-me Coisas Amargas como os Frutos (2001 – Prémio Mário António de Poesia 2004, da Fundação Calouste Gulbenkian), Ex-Votos (2003), Manual para Amantes Desesperados (2006 – Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola), Ritos de Passagem (2007) e Como Veias Finas na Terra (2010). Publicou ainda A Cabeça de Salomé(crónica, 2004), Os Olhos do Homem Que Chorava no Rio, em parceria com Manuel Jorge Marmelo (prosa, 2005). Na Lidel, publicou em 2008, Ensino|Aprendizagem de Português Como Língua Estrangeira.

Tem também publicados estudos sobre História de Angola e está presente em diversas antologias em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Suécia.»

«Ivo Machado nasceu em 1958, na ilha Terceira, onde publicou os primeiros poemas. Tem colaboração dispersa em diferentes revistas literárias e participou em encontros de escritores em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Bósnia-Herzegovina e Estados Unidos. Tem realizado leituras da sua poesia em diversos países europeus e sul-americanos. Os seus poemas estão traduzidos em línguas como espanhol, italiano, bósnio, alemão, inglês, húngaro, eslovaco, letão e incluídos em numerosas antologias portuguesas e estrangeiras. É membro da Associação Portuguesa de Escritores e do P.E.N. Clube Português. Vive nos arredores do Porto desde 1987.
Publicou: Poesia Alguns Anos de Pastor (1981); Três Variações de um Sonho (1995); Cinco Cantos com Lorca e Outros Poemas (1998); Adágios de Benquerença (2001); Os Limos do Verbo (2005); Verbo Possível (2006); Poemas Fora de Casa (2006); Quilómetro Zero (2008); Tamujal (2009) e Animal de Regressos (2011)
Teatro: O Homem que Nunca Existiu (1997); Novela: Nunca Outros Olhos Seus Olhos Viram (1998). Em 2011 publica o primeiro livro infantil: A Menina Que Queria Ser Bailarina

Tanto a escritora Ana Paula Tavares como o escritor  Ivo Machado já estiveram na nossa escola no âmbito de outras edições das Correntes d’Escritas.  Vamos gostar imenso de os tornar a receber este ano.  Antevemos o interesse com que os alunos que ainda os não conhecem vão ouvir as aventuras literárias que têm para contar.

Advertisements

Uma resposta to “Correntes d’Escritas- Escritores na Escola: Ana Paula Tavares e Ivo Machado”

  1. […] Ambos os escritores já estiveram na nossa escola no âmbito de outras edições das Correntes d’Escritas. Vamos gostar imenso de os tornar a receber este ano. Antevemos o interesse com que os alunos que ainda os não conhecem vão ouvir as aventuras literárias que têm para contar. (ler mais aqui) […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s