BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Peregrinação : aventuras extraordinárias de um português no Oriente 

Posted by Manuela DLRamos em Junho 16, 2015

de Fernão Mendes Pinto ; adaptação de Aquilino Ribeiro
Pregrinacao_capa

No grupo II -Educação Literária do exame do 9º ano, o texto A (ver nota 1) constou de um excerto do capítulo XI da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto (publicado originalmente  em 1613 e considerado o livro de viagens da literatura portuguesa mais famoso e mais traduzido cf. >) na conceituada adaptação de Aquilino Ribeiro.

Os livros contam histórias para além da história que narram, como é o caso desta adaptação realizada a pedido da editora Sá da Costa, para integrar a coleção Clássicos da Humanidade, um projecto «de inegável interesse, desenvolvido por essa editora a partir da década de 30: a adaptação – confiada, para além de Aquilino, a nomes indiscutíveis como António Sérgio, Jaime Cortesão, João de Barros ou Marques Braga – de grandes obras da literatura universal, com o objectivo de “promover nos jovens e no povo o gosto pela cultura”. »  (cf. Francisco Topa in Em torno da obra ‘infantil’ de Aquilino Ribeiro, p.6).

Trata-se do único texto (!) com a marca de Aquilino Ribeiro incluído na lista de obras de “leitura obrigatória” das “Novas Metas Curriculares para o Ensino Básico”, para o 9º ano, na categoria de “texto de literatura juvenil” (a par de Aventuras de João sem Medo de José Gomes Ferreira e Meu Pé de Laranja Lima  de José Mauro de Vasconcelos) e não deixamos ‘escapar’ a oportunidade de divulgar a pioneira obra deste autor para o público infantojuvenil.

Notas

  1. O excerto transcrito no Texto A (os navegadores veem-se no meio de um tufão) relaciona-se com o Texto B, as estrofes 71 e 72 Canto VI de Os Lusíadas, o episódio “A Tempestade” .
  2. Consultar exame e os critérios de correção (fonte IAVE )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s