BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Os Direitos das Mulheres- um livro e um vídeo

Posted by Manuela DLRamos em Março 8, 2016

A propósito da comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, cujo tema este ano é “Planet 50-50 by 2030: Step It Up for Gender Equality” (“Planeta 50-50 até 2030: Fazer Avançar a Igualdade de Gênero”, em tradução livre). aqui fica a sugestão de um livro :  Os Direitos das Mulheres  de Victoria Parker, da Gradiva. Publicado em 2000,  é uma obra que, como é referido na contracapa, nos ajuda a reflectir criticamente sobre a questão da (des) igualdade dos géneros.

Na contracapa: «Este livro reflecte criticamente sobre um assunto que, quer gostes, quer não, afecta a TUA vida – o facto de seres homem ou mulher.
Não há nada que um homem faça que uma mulher não possa fazer (melhor!). Mas as mulheres têm que trabalhar o dobro do que os homens trabalham para atingirem os mesmos objectivos. PORQUÊ?
Não te parece injusto que as mulheres continuem, em muitos casos e em muitas sociedades, a ser discriminadas no emprego, que tenham de conciliar todo o trabalho doméstico com a carreira profissional, que o acesso a cargos de poder lhes seja dificultado ou que ocupem uma percentagem ínfima dos cargos governamentais? Por que razão distingue a nossa sociedade os indivíduos de acordo com o sexo e não de acordo com a competência?


Todas estas questões têm sido levantadas no percurso da luta pelos direitos das mulheres, pelo que o mundo de hoje é muito menos um mundo dos homens. É bem melhor ser mulher hoje em dia do que o foi durante muitos e muitos anos. Lê este livro e descobre PORQUÊ.»

*Na nossa Biblioteca há 25 exemplares deste livro de modo que a leitura e discussão de algumas passagens nas aulas é, para além de aconselhável… possível!

Sugestão de “trabalho” com base no livro: elaboração de indíces (temáticos, cronológicos, de autores, de acontecimentos históricos, de passatempos e outros assuntos abordados na obra) até porque esta carece, incompreensivelmente, de qualquer tipo de índice ou sumário ;-(

————–

O vídeo que te propomos, também tem a ver com a (des)igualdade dos géneros e o seu cariz cultural. Trata-se de uma publicidade idealizada pela Ariel (produtos de limpeza), em que mostra um avô/pai/marido a a tomar consciência do modo como a educação e a cultura são injustas ao determinar qual o papel das mulheres e dos homens na partilha das tarefas domésticas.

————

Ver também: Lista de biografias e dicionário biográficos sobre mulheres existentes na BE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s