BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

“A Várias Mãos”- Projeto concelhio de escrita colaborativa em livro

Posted by Manuela DLRamos em Abril 18, 2017

No último dia de março, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal o lançamento do livro A várias Mãos,  anteriormente apenas disponível em formato digital e apresentado agora numa belíssima edição em papel realizada com o apoio da CMPV.

avariasmaoscolagem1

Estiveram presentes os alunos participantes (ou os seus representantes, no caso do 1º ciclo), respetivos docentes e encarregados de educação, e para além dos professores bibliotecários de todas as escolas, os representantes das respetivas Direções,  a profª Fernanda Freitas, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, o Diretor da Biblioteca Municipal, Dr. Manuel Costa, coordenador da publicação juntamente com a profª Ana Simão e o Dr. Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara.

Este livro resultou de um projeto de escrita colaborativa realizado no ano transato com a participação de todos os Agrupamentos/ Escolas não agrupadas do concelho. Foram escritos e ilustrados quatro contos (um por ciclo), em que a introdução comum a todos foi da autoria do Dr. Luís Diamantino.

No 1.º ciclo o conto intitula-se “Baú de Histórias”, no 2.º ciclo  “Descobre os teus sonhos“, no 3.º cicloVenturas e desventuras de um poveiro” e “Perdido na América” no Secundário.
avariasmaoscolagemEsta iniciativa  foi da responsabilidade dos professores bibliotecários que articularam em cada caso com os docentes titulares de turma (no 1º ciclo) e com os professores de Português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de Educação Visual para a ilustração da história, nos 2º e 3º ciclo e Secundário.

Na nossa escola os livros serão divulgados ( e distribuídos aos alunos que não puderam estar presentes) na nossa Semana de Leitura que se avizinha.

O lançamento do livro abriu a sessão “O Prazer de Ler”, que contou  com a participação do ator Eduardo Faria, do Varazim Teatro, que leu o “Manifesto Anti Leitura” de José Fanha; a entrega de prémios aos top leitores de cada escola, a apresentação do resultado de um  inquérito levado a cabo em todos os Agrupamentos sobre os livros preferidos dos alunos e dos pais e avós, e finalizando, uma interessante a tertúlia intitulada “O livro da minha vida” com a participação de um encarregado de educação de cada agrupamento.

(ver notícia  e  galeria de fotos no portal da CMPV)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s