BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dois livros, dois autores, duas mensagens- CNL

Posted by Manuela DLRamos em Maio 18, 2017

Já estão disponíveis para requisição os dois livros que, este ano, foram de leitura obrigatória para os concorrentes à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realizada na passada semana na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

São eles O pintor debaixo do Guarda-Loiças de Afonso Cruz, e Bicicleta à chuva de Margarida Fonseca Santos.
A propósito desta escolha os respetivos autores enviaram umas mensagens para serem então divulgadas.

clica nas imagens das capas dos livros  acederes para às respetivas sinopses e à opinião de alguns leitores

__

Reproduzimos a seguir as mensagens e deixamos apontadores para a estante virtual do nosso “GoodRead” com os livros destes autores que podes encontrar na BE.

clica nas imagens para aumentar

«Dar e receber parecem ações opostas. No entanto, a dádiva, é, à partida, uma forma de receber. No ato de dar está incluída uma recompensa que não necessita de nenhum gesto do outro. As nossas vidas dependem daquilo que partilhamos. Um livro é um cadáver até ser lido. Mas os seres humanos não são muito diferentes. Precisamos dos outros para estarmos verdadeiramente vivos.
Quando os meus avós esconderam um pintor debaixo do laiva -loiças, estavam a fazer literalmente, algo muito simples: a salvar a vida de alguém. E, ao mesmo tempo, algo muito profundo: salvar as próprias vidas. É através do gesto que não procura uma recompensa (porque a tem em si mesmo) que vivemos verdadeiramente.
Fazêmo-lo através da amizade, do amor, da solidariedade. Não é preciso ser um grande herói épico, bastam pequenos gestos, uns detalhes aparentemente insignificantes, sem alarde, por vezes invisíveis. Não é preciso um grande campo de batalha, basta o espaço de um lava-loiças. É assim que nos vamos tornando humanos.
Muito obrigado por permitirem que o livro O Pintor Debaixo do Guarda Loiças possa ao ser lido, viver. »
Afonso Cruz

Livros de Afonso Cruz

« Queridos leitores de “Bicicleta à Chuva”
Queridos amigos da Biblioteca Almeida Garrett/ Porto
«(…) “Bicicleta à Chuva” é para mim duplamente importante. Primeiro que tudo, porque dá início a uma coleção onde concretizo um sonho: poder escrever sobre problemas concretos e difíceis, deixando pistas para esboços de soluções, mas também para reencontrar a esperança e consolidar a amizade. Acredito que, sem esperança e sem amigos, a vida é quase impossível. Contudo, e por isso aqui fica um agradecimento à casa destes livros, a Booksmile, não foi fácil encontrar um editor que acreditasse neles quanto eu.
O segundo motivo, prende-se com uma história real, que me foi contada no fim de uma sessão de autor numa escola. A história de uma menina, observadora impotente numa família destroçada por um pai violento. Esta rapariga nunca foi agredida, mas viu serem agredidos a mãe e o irmão de três anos. E a sua grande preocupação era o irmão: mordia os colegas no infantário, o que seria dele no futuro? Penso que todos sabem que a preocupação desta irmã é tão válida quanto urgente.
As pessoas violentas por perturbações mentais são poucas: Nesse dia, soube que teria de escrever a duas vozes, com dois narradores, vítima e agressor, para que os entendêssemos a partir do que pensam, sentem e temem, pois nada nestes conflitos é simples, para que entendêssemos a partir do que pensam, sentem e teme, pois nada destes conflitos é simples, para entendêssemos os dois lados da questão.
Por isso aqui vos deixo um apelo: não deixem de olhar para os assuntos sob várias perspetivas. Não se deixem enganar com uma solução óbvia e única. Vistam a pele dos vários intervenientes quando surge um problema. Quando o assunto é muito sério, os envolvidos podem não conseguir pedir ajuda, e é aí que entra a amizade, o respeito, a aceitação e, quem sabe, a solução.
Um grande abraço a todos, e um profundo agradecimento pela vossa leitura.   Margarida Fonseca Santos»

Livros de Margarida Fonseca Santos

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s