BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2018

Posted by Manuela DLRamos em Abril 21, 2018

«Mensagem de Audrey Azoulay, Directora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor 2018:
Em 23 de abril de 1616, dois gigantes da literatura mundial morreram, dois precursores cujo trabalho iria revolucionar a forma como a ficção foi concebida e escrita: Cervantes e Shakespeare. Esta coincidência é a razão pela qual 23 de abril foi escolhido para ser o dia mundial do livro e dos direitos de autor.

Quando celebramos os livros, celebramos actividades – escrita, leitura, tradução, edição – que ajudam os indivíduos a crescer e a realizarem-se; e celebramos, de uma forma fundamental, as liberdades que os tornam possíveis. Os livros estão na intersecção de algumas das mais essenciais liberdades humanas, principalmente liberdade de expressão e liberdade de publicação. Estas são liberdades frágeis. Face a muitos desafios, desde o questionamento dos direitos de autor e da diversidade cultural às ameaças físicas sobre os autores, jornalistas e editores em muitos países, estas liberdades também são negadas, ainda hoje, quando as escolas são atacadas, e manuscritos e livros destruídos

É nosso dever, em todo o mundo, proteger estas liberdades e promover a leitura e a escrita para combater o analfabetismo e a pobreza e reforçar os alicerces da paz, bem como proteger as profissões e profissionais relacionados com a publicação.

A UNESCO, em parceria com a Associação Internacional de editores (IPA) e a Federação Internacional de associações e instituições de bibliotecas (ifla), apoia, por exemplo, a ação dos editores, que merece o reconhecimento e proteção, uma vez que o movimento de obras escritas é um contributo essencial para a liberdade de expressão, debate público e diálogo. Foi com isto em mente que a IPA estabeleceu o seu prémio Voltaire, que todos os anos honra a coragem dos editores que se recusam a ficar calados e que permitem aos autores exercer a sua liberdade de expressão.

Atenas foi designada capital mundial do livro 2018, em reconhecimento da qualidade dos seus programas de apoio ao sector editorial, que facilitou o acesso a livros para a população no seu conjunto, bem como para os migrantes e os refugiados em particular.
Com Atenas e toda a comunidade internacional, vamos unir-nos para celebrar livros, que incorporam a criatividade, permitem que as ideias e os conhecimentos sejam partilhados através das fronteiras, e reforcem a compreensão e o diálogo mútuos.»
Conheça e explore os recursos disponibilizados pela UNESCO para a celebração do Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor!
#WBD2018 #UNESCO
Original aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s