BiblioBeiriz

Serviços de Biblioteca – Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Escola E.B. 2/3 de Beiriz

5- Acordo Ortográfico – recursos

I- Sítio oficial:  Portal da Língua Portuguesa 

       Com os seguintes Destaques sobre o Acordo Ortográfico:

II- Página do portal da DGIDC sobre o Acordo Ortográfico

>Esta página da DGIDC, para além de remeter para o PLP,  disponibiliza uma série de informações (nomeadamente sobre as datas da aplicação do AO na avaliação externa e o calendário para a aplicação do AO nos manuais escolares), recursos e actividades de que destacamos alguns a seguir:

  • 1- Guia do Acordo Ortográfico (pdf)- editado pelos ME /MC e referido por vezes como Guia Rápido para Aplicação da Nova Ortografia, esta é a sua última versão (agosto de 2011).
  • 2Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (pdf)-  Apresentação utilizada pelos autores (Margarita Correia e José Pedro Ferreira) na  Webinar DGIDC  onde «(…)  é abordada a contextualização sócio-histórica do Acordo Ortográfico de 1990 e os recursos produzidos em Portugal para a sua aplicação, bem como os principais tópicos da mudança ortográfica: regras básicas, acentuação, hifenização e queda das consoantes áfonas.  São também apresentados sumariamente os recursos oficiais para aplicação do Acordo Ortográfico, disponíveis gratuitamente no Portal da Língua Portuguesa.»

1 . 2-

  • 3O que muda e o que não muda com o novo AO (pdf) – Apresentação visualmente apelativa sobre … “o que muda e o que não muda …” cujo leitmotiv é “Em caso de dúvida consultamos o VOP (Vocabulário Orogafico do Português)”.
  • 4Materiais didáticos para aplicação do AO (pdf) – De consulta obrigatória, esta apresentação fornece de modo sucinto sugestões interessantes de actividades pedagógicas relacionadas com o AO (por exemplo:”Como usar os manuais escritos segundo a antiga ortografia?” e  “A ortografia nos manuais de português“).

3- 4-

MAIS RECURSOS

PRIBERAM

6-  7-

—————–

Porto Editora

  • 8 Sítio da Porto Editora  onde se pode aceder a um conversor, assim como a  outros recursos sobre o AO, nomeadamente alguns vídeos simples e apelativos, também publicados  no YouTube.
  • 9-  Descubra o acordo ortografico com a Porto Editora (pdf)  -apresentação cujas últimas páginas divulgam ferramentas e obras de referência dedicadas ao tema.

8. 9

—————————

10-  11-.

  • 12- Destacável da Revista Noesisnº 81 (abril/junho de 2010) da autoria de Edite Prada: “E se alguém perguntar pelo acordo ortográfico?”  Acessível para download  aqui (pdf)  e na Biblioteca da Escola.
  • 13-  Blogue do professor  António Pereira dedicado ao AO  onde se pode encontrar uma compilação de recursos sobre o tema e interessantes materiais didáticos. De referir nomeadamente  Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: Guia expresso para a mudança (2011) disponível diretamente  aqui   (via PI)

12  13

14 –    15-.

21

E AINDA  (tb. de Paulo Izidoro )

  • Office 2010 e Office 2007 – Atualização do Verificador Ortográfico e Verificador Gramatical conformes ao novo acordo ortográfico para Português de Portugal. Entrar em www.microsoft.com/portugal/acordoortografico
  • Para os que já tiverem atualizado o Office 2010 basta ativar a nova ortografia em: FICHEIRO > OPÇÕES > VERIFICAÇÃO. Em “Modos de português de Portugal” escolher “pós-acordo”
  • Corretores ortográficos para português de Portugal (pt-PT) com o novo acordo ortográfico para: OpenOffice, LibreOffice, Firefox e Thunderbird. Download: http://maracujah.net/software/dict

————————

24A jogar também se aprende:

manueladlramos- setembro 2011

5 Respostas to “5- Acordo Ortográfico – recursos”

  1. Anónimo said

    Uma ajuda preciosa, completíssima.
    Obrigada pela partilha.
    Armanda Cerqueira

  2. Cidadão contra o acordo! said

    Este acordo é incongruente e inoportuno!

    http://ilcao.cedilha.net/
    Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação do “acordo ortográfico” de 1990

    http://www.portuguespt.com/

  3. Muito obrigado pela ajuda que prestam com esta página.

    Pedro Semedo

    P.B. E.S. Mealhada

  4. Parabéns por este centro de recursos sobre o Acordo Ortográfico!
    É uma óptima ferramenta e um bom complemento à lista de referência de Paulo Izidoro :-)

    Quem quiser pode fazer o download dos ebooks também na:

    SuperBiblioteca de 50 Ebooks Grátis Sobre o Novo Acordo Ortográfico:
    http://ebooksacordo.blogspot.com

  5. Manuela DLRamos said

    http://ilcao.cedilha.net/?p=9253

Deixe um comentário